Masayuki Uemura, o ex-arquiteto principal do NES e SNES, faleceu aos 78 anos. - AÇÃO 2D

Masayuki Uemura, o ex-arquiteto principal do NES e SNES, faleceu aos 78 anos.

O sistema que se tornaria o NES, foi ideia de Uemura. Em 1981 seguindo uma demanda do presidente da Nitendo, Hiroshi Yamauchi, que criasse um dispositivo capaz de jogar jogos de arcade em uma TV, mas com jogos que vinham em cartuchos intercambiáveis. As vendas combinadas do Famicom e de sua contraparte ocidental, o NES, totalizam 61,91 milhões de unidades – 20 milhões delas somente no Japão. Famicom tornou-se uma invenção popular no Japão e teve relançamento e um novo nome, NES (Nitendo Entertainment System).

Em 1990 no Japão teve o lançamento do SNES (Super Nintendo Entertainment System), que apresentou gráficos e recursos de som avançados em comparação com outros consoles na época. O console chegou a rodar jogos na tridimensão, mesmo que em graficos suaves para aquela epocá era um feito não muito comum para os consoles. Uma curiosidade é que o último jogo oficialmente lançado para a plataforma foi Metal Slader Glory: Director’s Cut tendo sido lançado exclusivamente no Japão em novembro de 2000.

Ele se aposentou da Nintendo em 2004 e se tornou diretor do centro de estudos para jogos da Universidade Ritsumeikan.

Ele foi um dos gênios por trás de algumas de nossas melhores memórias de jogos.

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