ActRaiser é um jogo eletrônico de 1990 para Super Nintendo. Desenvolvido pela Enix, o jogo combina side-scrolling platform game sections com seções de simuladores de planejamento urbano. Foi lançado uma continuação, ActRaiser 2, em 1993. Em 2007, ActRaiser ficou disponível no Virtual Console do Wii serviço de download na Europa, América do Norte e Japão. Uma versão do jogo também foi lançada para celulares europeus em 2004. Uma remasterização em alta definição, ActRaiser Renaissance , foi lançada para várias plataformas em 2021.
Jogabilidade
O jogador joga como “O Mestre”, o principal protagonista do jogo. Embora o Mestre nunca seja controlado diretamente, o jogador interage com o mundo controlando um anjo e uma estátua animada. O jogador joga como um anjo durante as sequências de simulação do jogo e como a estátua durante as sequências de ação.
O modo de simulação de visão aérea envolve proteger e guiar a nova civilização do Mestre em direção à prosperidade, começando com dois humanos. Esta parte do jogo exige que o jogador tome ações que encorajem o crescimento da população, incluindo planejamento de estradas e uso de raios, chuva, luz solar, vento e terremotos como milagres. O Anjo pode interagir com os monstros da área atirando neles com flechas, bem como ajudar o Mestre indicando onde construir e usar milagres.
Um obstáculo no modo de simulação é a presença de monstros voadores que tentam impedir a progressão de uma civilização. Os monstros se originam de quatro covis ao redor da região no início de cada nível. Eles continuamente geram as criaturas enquanto o servo as mata. À medida que a população se expande, ela pode selar os covis dos monstros, o que os impede de gerar e, eventualmente, eliminar todos os monstros voadores da terra. Isso aumenta o nível de civilização da região, permitindo a construção de estruturas mais avançadas e aumentando a população potencial. Uma vez que todos os quatro covis forem selados, a população começará a construir as casas mais avançadas disponíveis para as pessoas naquela região. O Mestre sobe de nível aumentando a população total do mundo, concedendo um aumento nos pontos de vida e SP, usados na realização de milagres.
Cada área tem duas sequências de ação de rolagem lateral, uma antes da simulação de construção e perto do final. Nas sequências de ação, o jogador controla uma estátua humana trazida à vida pelo Mestre. O jogador deve pular de plataforma em plataforma enquanto derrota monstros para acumular uma pontuação. Ao final de cada sequência de ação, o jogador deve derrotar um chefe.
O nível final é uma maratona de chefes de sequência de ação, culminando na luta final contra Tanzra.
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