Grand Theft Auto 2 (GTA2) é um jogo eletrônico de mundo aberto do gênero ação-aventura desenvolvido pela DMA Design e publicado pela Rockstar Games. Ele foi lançado para Microsoft Windows em setembro de 1999 e para PlayStation em outubro do mesmo ano, recebendo também versões para Dreamcast e Game Boy Color.
Contexto
GTA 2 acontece em uma grande metrópole apenas vagamente chamada de Anywhere City. A cidade é fortemente estilizada em um design retrofuturista, exibindo um contraste entre uma paleta de cores vivas e armas avançadas de ficção científica e arquitetura e transporte do pós-guerra.
Todos os veículos civis são versões retromodificadas de carros e caminhões populares construídos até a década de 1960, reforçando ainda mais suas influências retrofuturistas. O jogador controla Claude Speed, um criminoso revoltado nos distritos de Anywhere que trabalha com e contra os muitos sindicatos criminosos da cidade.
O ano em que o jogo se passa é extremamente ambíguo. Há registros policiais no site Grand Theft Auto 2 mostrando as datas de 7 de julho de 2013 e 10 de julho de 2013, indicando que o jogo pode ser definido em julho de 2013.
As armas do jogo são futuristas, e o site diz “três semanas no futuro”, mas, como mencionado anteriormente, todos os veículos são distintamente do velho mundo. Johnny Riccaro, um apresentador de rádio no jogo, menciona que o milênio está chegando e menciona o bug Y2K , sugerindo que Grand Theft Auto 2 se passa em 1999, o ano em que foi lançado; no entanto, é mais provável que o jogo ocorra em um ano/hora não específico (em qualquer lugar de 1999 a 2013), combinando com a configuração do jogo de “Anywhere City, USA”.
Jogabilidade
Cidade
A Anywhere City é dividida em 3 setores: Comercial, Residencial e Industrial. Em cada uma delas há três gangues, cujos chefes dão missões ao jogador por meio de telefones públicos. Cada distrito também tem um nível máximo de procurado que o jogador pode adquirir, provavelmente tornando os níveis posteriores mais difíceis:
O Distrito Comercial permite um nível máximo de procurado de quatro, o que resulta na equipe da SWAT perseguindo o jogador.
O Distrito Residencial tem um nível de procurado de cinco na versão para PC, com agentes do FBI perseguindo o protagonista, e seis na versão para PlayStation, onde o Exército perseguirá o protagonista.
No Distrito Industrial, o nível máximo de procurado de seis em ambas as versões, resultando no Exército perseguindo o jogador em Land Roamers, armados e desarmados, Tanques e Chupetas.
Salvando
Para salvar o jogo, o jogador precisa encontrar a igreja Jesus Salva. Ele só pode ser encontrado ouvindo o órgão tocando ou sequestrando uma TV Van (a antena no topo sempre aponta para ele). Uma vez na igreja, o jogador precisa pagar $ 50.000 para economizar, então é melhor não economizar até desligar o jogo; no entanto, completar duas ou três missões facilmente recompensará o jogador com dinheiro suficiente.
A versão do Game Boy Color não possui um recurso de salvamento adequado, utilizando um sistema de senha. A senha é dada ao jogador quando uma missão é cumprida e inserida no menu principal.
Respeito
Cada uma das três gangues dentro dos três distritos tem uma gangue com quem são neutras e uma gangue com quem guerreiam. O jogador ganhará respeito matando outros membros de gangues “inimigas”, mas naturalmente perderá o respeito com a gangue que ataca – uma gangue com respeito consideravelmente baixo atacará o jogador se entrar em seu território.
No distrito de Downtown, os gângsteres empunham apenas pistolas, mas em outros distritos, seu armamento combina com o ódio ao jogador, embora sempre haja alguns que empunham apenas pistolas. O respeito também é conquistado fazendo missões para cada uma das gangues, e um alto nível de respeito é necessário para desbloquear as missões mais difíceis, mas mais recompensadoras. O jogador pode descobrir qual gangue é odiada por outras gangues acessando o telefone azul no território de cada gangue.
Missões
Existem três níveis de dificuldade da missão: fácil, tirado de telefones públicos verdes; médio, dos telefones públicos amarelos, que pagam melhor, mas exigem que o jogador tenha algum respeito; e difícil, de telefones públicos vermelhos, que pagam muito bem, mas geralmente são muito difíceis e exigem o máximo respeito. Ao completar uma missão, o jogador ganha dinheiro, respeito e um multiplicador de dinheiro. Às vezes, durante uma missão, o jogador também tem acesso a novas partes da cidade, veículos ou armas.
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